Facebook
RSS

Começam hoje as inscrições para o Cursinho Social da UEMG



















Por Caio Machado, 1º Período de Jornalismo

Já estão abertas as inscrições para as 100 vagas do Cursinho Social que a UEMG, Campus de Frutal, está oferecendo através do projeto de extensão da professora Ms. Andrea das Graças Souza, do curso de Direito. As inscrições acontecerão na UEMG até a sexta-feira, dia 9, nos horários da manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h) e segundo Adailton Santos Costa, acadêmico do curso de Direito da UEMG e um dos responsáveis pelas inscrições a procura pelo Cursinho Social tem sido bem satisfatória.

Para a inscrição é necessário levar cópia de RG, CPF e comprovante de renda e residência. As aulas, com previsão de início para 14 de abril, serão ministradas aos sábados por alunos da UEMG. Essa é uma forma dos universitários compartilharem suas experiências com vestibulares e também beneficiar pessoas que não têm condições de pagar mensalidades de cursinhos particulares.

A divulgação dos aprovados acontecerá no dia 12 e o prazo para a matricula será de 14 a 16 de março. Para mais informações sobre as inscrições e detalhes sobre as aulas, ligue para a UEMG pelo telefone (34) 3421-2700.
[ Leia Mais ]

Inscrições abertas para a obtenção de novo título em Tecnologia de Alimentos na UEMG


















Por Caio Machado, 1º Período de Jornalismo

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus de Frutal, disponibilizará 13 vagas para os interessados na Obtenção de Novo Título no curso de Tecnologia de Alimentos. As inscrições vão de 7 a 9 de março e podem ser feitas na Secretaria Acadêmica da UEMG, das 8h às 11h e das 14h às 21h.

Segundo o coordenador do Curso de Tecnologia de Alimentos Devanir Donizeti Daniel, o aluno que já tem uma graduação pode eliminar disciplinas já cursadas. “A multiformação dá chance ao profissional de ter outra formação e outra profissão”, disse Donizeti.

O resultado dos aprovados será publicado no site da UEMG no dia 14 de março. Para mais detalhes sobre a documentação necessária e outros requerimentos de inscrição consulte o Edital.

 Mais informações na Secretaria da UEMG, localizada na Av. Professor Mário Palmério, 1001 - Bairro Universitário ou pelo telefone (34) 3423-2700
[ Leia Mais ]

UEMG lança projeto para incentivar desenvolvimento da Abacaxicultura


















O Campus de Frutal da UEMG deu início a um novo projeto que tem como objetivo melhorar e aumentar a produção de abacaxi em Frutal e região. Idealizado pelos professores Cláudia Kazumi Fujita e Rogério Ruas Machado, da UEMG, junto com Plínio Campos, da empresa VitalForce, o projeto já agrega diversos parceiros: Aprovale (Associação dos Produtores de Cana do Vale do Rio Grande), Associação dos Abacaxicultores de Frutal e Região, Coopercitrus, Coragro, Credicitrus, EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Espaço Agrícola, Regional Agro, Sicoob Frutal, Solo Verde, Syngenta e VitalForce. O projeto ainda conta com os pesquisadores da UEMG Allynson Takehiro Fujita e Ana Carolina de Araújo Silva, além do envolvimento de alunos e professores dos cursos de Administração, Comunicação Social, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e Tecnologia em Alimentos.

Uma parceria importante firmada nas últimas semanas garantiu a criação da Estação Experimental UEMG. Uma área de 1 hectare, localizada próxima ao Campus da UEMG, foi cedida pelo pecuarista Valdete de Mendonça Furtado para que, neste local, sejam feitos experimentos com culturas de abacaxi. As pesquisas têm como objetivo testar diversos insumos e técnicas de plantio que possam aumentar a produtividade das lavouras de abacaxi.

Nesta terça-feira, dia 6 de março, às 14h, haverá o primeiro grande evento do projeto, no Anfiteatro da UEMG. Na ocasião, o SEBRAE-MG trará um especialista em fruticultura para realizar uma palestra, seguida de bate-papo com abacaxicultores de Frutal e região.

“O projeto tem como objetivo agregar valor à fruta cultivada por pequenos produtores, melhorando a rentabilidade, o que alavanca o mercado”, explica Cláudia Kazumi Fujita, professora e pesquisadora da UEMG, mestre em Química Analítica Ambiental pela UNESP. Ela salienta que um dos fatores determinantes para o lançamento do projeto foi o apoio incondicional da UEMG. “Desde a primeira vez que conversamos com o Dr. Ronaldo Wilson, ele nos apoiou e ofereceu todo o suporte para que a Universidade fosse sede do projeto”, acrescenta a pesquisadora.

Para o diretor da UEMG, projetos como este estão dentro da missão da Universidade. “A Universidade são se resume ao ensino. Completam o tripé da UEMG a pesquisa e a extensão. Esse projeto envolve essas duas áreas de atuação e vai ter papel importante em toda a cadeira produtiva do abacaxi, que é uma das principais culturas do Triângulo Mineiro”, ressalta Ronaldo Wilson.

Dentre os objetivos do projeto, além da melhoria no padrão de produção do abacaxi, ainda estão a organização de um APL – Arranjo Produtivo Local para a cultura de abacaxi, a capacitação dos produtores, a realização de seminários e dias de campo, a instalação de uma Cooperativa de Abacaxicultores, a instalação de uma agroindústria para o setor e a certificação da fruta para exportação.

Rogério Ruas, coordenador do curso de Administração da UEMG, esclarece a participação do curso no projeto. “Vamos fazer o link com o APL, que se trata de uma aglomeração de empresas localizadas em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, com outros atores locais, sejam eles governo, associações empresariais, instituições de crédito e de ensino e pesquisa. A interação das empresas e, nesse caso, dos produtores, é capaz de aumentar a competitividade, o valor agregado e a inovação, além de lhes proporcionar poder de barganha junto a fornecedores e distribuidores.”

Marlen Márcio Magalhães, gerente regional do SEBRAE-MG no Triângulo Mineiro, salienta que a participação da UEMG foi determinante para o lançamento do projeto. “A Universidade é uma instituição que possui um grupo de pesquisadores e que agrega parceiros. Nós sabíamos que já existia demanda para um projeto como este, mas precisávamos de uma entidade que agregasse o setor, e a proposta da UEMG veio em boa hora. O SEBRAE é parceiro e está aqui para ajudar no desenvolvimento do projeto”, disse.

A reunião que delineou o projeto contou também com a presença de representantes dos produtores rurais. Segundo Valdir Couto da Silva, que representou a Aprovale e o Sindicato Rural, o projeto vai estimular a produção de abacaxi na região. “Hoje, os abacaxicultores estão no limite, trabalhando com dificuldades. Se não surgisse um projeto como este, poderíamos ver a diminuição da cultura do abacaxi no Triângulo. Acredito que todos os produtores vêem com bons olhos essa iniciativa”.

Fonte: Assessoria de Comunicação UEMG - Campus de Frutal
[ Leia Mais ]

UEMG abre processo seletivo para Pós Graduação em Direito Civil e Processual Civil

















Por Laís Silva, 5º período de Jornalismo

No período de 12 a 23 de março vão acontecer às inscrições para o curso de Pós Graduação em Direito Civil e Processual Civil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus de Frutal. É requisito básico que o candidato tenha o diploma de graduação.  

O curso é voltado para o público das áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Políticas. Segundo a coordenação do curso o objetivo é proporcionar aprimoramento do estudo do Direito Civil e Processual Civil, numa perspectiva multidisciplinar, fornecendo aos participantes uma visão crítica de seus institutos, com ênfase na implementação de uma nova base de pensamento para o estudo processual. São oferecidas 35 vagas. O curso terá duração de 15 meses letivos, somados de mais seis meses para elaboração de monografia de conclusão de curso, e conta com um corpo docente formado por mestres e doutores.

As inscrições poderão ser feitas no campus da UEMG, localizado na Av. Professor Mário Palmério nº 1001, Bairro Universitário, no horário de 14h às 22h. Outras informações pelo telefone: (34) 3423-2700.
[ Leia Mais ]

Agência Inova recebe novos estagiários














Foi divulgada esta semana a classificação final de estagiários da Agência Inova Comunicação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus de Frutal.

Em publicidade foram selecionadas as alunas: Juliana Cavalcanti Figueiredo, Natália Coquemala, Damaris Fernandes Resende e Gabryella Kótei Fernandes. No jornalismo já estão atuando: Laís Silva, Éven Vendramini e  Caio Machado.

Edwaldo Costa, coordenador e responsável pelos estagiários de jornalismo, ressalta a importância do estágio: “O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira”, afirma Costa.

Conforme o edital, o estágio tem duração de seis meses.
[ Leia Mais ]

UEMG promove aula inaugural do curso de Tecnologia em Alimentos
















A UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Campus de Frutal, realizou na quinta-feira, dia 1º de março, a aula inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. O novo curso tem duração mínima de três anos. No primeiro dia de aula, os novos alunos foram recepcionados pelo diretor do Campus de Frutal, Ronaldo Wilson Santos, pela coordenadora pedagógica, Maria Batista de Cruz Silva e por todo corpo docente do curso. Após receberem as boas-vindas, os calouros assistiram à aula inaugural da professora Renata Campolim.

O curso de Tecnologia em Alimentos ofereceu 40 vagas para o Campus de Frutal. Desse total, 28 candidatos foram aprovados no processo seletivo realizado em fevereiro. As vagas remanescentes serão oferecidas para interessados na segunda titulação, conforme edital já divulgado no site da UEMG Frutal. O novo curso tem como objetivo formar profissionais para um vasto campo de atuação, que vai de frigoríficos e indústrias do setor de alimentos em geral até padarias, supermercados e sorveterias.

“Esse curso veio para atender o amplo crescimento da área de alimentos na região e no Brasil, de uma forma geral. Conhecido como o celeiro do mundo, o país têm deficiência de técnicos nesta área”, explica Devanir Donizete Daniel, coordenador do curso de Tecnologia em Alimentos. Ele lembra ainda que, além das disciplinas teóricas básicas, o curso contará com as disciplinas tecnológicas, que incluirão módulos sobre carnes e pescados, laticínios, padaria e confeitos, massas, bebidas e demais áreas em que o tecnólogo em alimentos poderá atuar.
[ Leia Mais ]

GUT apresenta peça nesta sexta, dia 2

















Retomando as atividades do Grupo de Teatro Universitário (GUT) - projeto de extensão coordenado pelo professor Ms.Rodrigo Portari, do curso de Comunicação Social - será reapresentada nesta sexta, dia 2 de março, a peça "Escuta, Zé Ninguém", baseada na obra de Wilhelm Reich. O espetáculo foi encenado pela primeira vez em novembro de 2011, e trata de texto onde conflitos íntimos que assolaram o autor o levaram a discutir o quanto há de "Zé Ninguém" no interior de cada humano. A encenação terá portas abertas a todos alunos e comunidade frutalense a partir das 19h30, sendo que a duração média do espetáculo é de 40 minutos.

Segundo o professor Rodrigo Portari, coordenador do GUT, na peça, os atores trazem um pouco do universo da obra, principalmente levando o público a refletir sobre o quanto a humanidade é conduzida a agir por força de pressões sociais, seja da família, da comunidade, das leis, do governo, entre tantas outras formas. "Sem dúvida é uma peça intensa, que abarca temas da realidade do ser humano. Quem assistiu a primeira encenação pode comprovar o quanto a obra de Reich é atual e, ao dramatizarmos seus escritos, podemos dar interpretações e leituras diferenciadas para todas aquelas inquietações que abarcam os 'Zé Ninguém' que habita dentro de nós", pondera.

O texto foi adaptado pelo aluno de Comunicação Social, ator e diretor Saulo Silva. A encenação conta com alunos dos cursos de Comunicação, Geografia, Administração, Direito, além de pessoas da comunidade e professores do Campus de Frutal.


Fonte: Assessoria de Comunicação UEMG - Campus de Frutal
[ Leia Mais ]

Cursinho Social do Campus de Frutal abre inscrições a partir do dia 7 de março















Interessados em participar do Cursinho Social oferecido pelo Campus de Frutal da UEMG já podem se preparar. Entre os dias 7 e 9 de março, estarão abertas as inscrições para a turma 2012 do Cursinho, um projeto de extensão do Campus de Frutal que dá oportunidade para os alunos se prepararem para enfrentar o Vestibular da UEMG no final do ano.

As inscrições serão realizadas na própria UEMG nos períodos da manhã (das 9h às 12h) e tarde (das 14h às 17h). Para este ano, serão ofertadas 100 vagas. Para a inscrição, é necessário levar cópia de RG, CPF e comprovante de renda e residência. As aulas serão ministradas sempre aos sábados, das 7h às 17h, com intervalo para almoço.

O projeto é coordenado pela professora Ms. Andrea das Graças Souza Garcia, do curso de Direito. Todas as aulas do cursinho são ministradas por alunos da UEMG, uma forma de retribuição à comunidade pela oportunidade de cursarem ensino superior gratuito na cidade. Assim, utilizam suas experiências no vestibular para preparar os futuros vestibulandos que, muitas vezes, não têm condições de arcar com despesas de cursinhos particulares.

O resultado da seleção do cursinho social será divulgado no dia 12 de março, sendo que as matrículas ocorrerão entre os dias 14 e 16 de março, nos períodos da manhã e tarde.

Todos aprovados receberão apostila com o conteúdo ministrado ao longo do ano, sendo que as aulas têm início previsto para o dia 14 de abril. Os alunos também terão disponibilidade de uma biblioteca para consulta e de computadores com acesso a informações pela Internet, garantindo mais oportunidade de acesso aos conteúdos ministrados.

Também será ofertada aulas de reforço às terças e quintas, no período da tarde.
Mais informações pelo telefone (34) 3423 2700.

Serviço

Cursinho Social
Inscrições: 7 a 9 de março
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Documentos necessários: Cópia do RG, CPF, Comprovante de Renda e Endereço.
Local: Campus de Frutal – Avenida Mário Palmério, 1001
Resultado: 12 de março
Matrículas: 14 a 16 de março
Início das aulas: 14 de abril (previsão)
Informações: 34-3423-2700



Fonte: Assessoria de Comunicação UEMG - Campus de Frutal
[ Leia Mais ]

    Desenvolvido por

    Blogroll

    Postagens